top of page
EQUÊ - 2017
bandeira de algodão e letras em tafetá
2,40 x 1,47 cm
2018
EQUÊ vem do Iorubá Èké - pessoa ou conversa mentirosa, falsa, fraudulenta. No universo da umbanda e candomblé equê de santo, é aquela pessoa que passa alguém para trás usando de má-fé.
Na comunidade LGBTQI+, o pajubá é a linguagem da rua que as travestis e mulheres trans levam como herança do povo preto para as ruas.É um dialeto que antes era restrito ao grupo mas hoje torna-se cada vez mais popular. Na comunidade a palavra equê traz um sentido próximo ao do terreiro, que é o de passar alguém para trás, de bicha mentirosa, equêzera, é uma das palavras que demonstram o nó simbólico que estes dois grupos têm em comum, enquanto manifestações de afeto, resistência e luta, são percursos da língua e do corpo, que atravessam o tempo e o espaço.
Mais do que dar destaque a palavra e a cultura LGBTQI+ interseccionada pela cultura do povo preto, este trabalho pretende também tensionar a cidade e os fluxos do interior para a capital como grandes armadilhas, pesquisa que se relaciona com o projeto jacarecangoscópio que investiga o surto de varíola no ceará em 1978 e ossadas da época encontradas em 1994.
A Cidade, afinal quem pode vivê-la ou usufruí-la? Quais são os espaços possíveis ao corpo racializado e viado, nesta e em qualquer cidade do mundo? Podemos nos “apropriar” dos espaços que são nossos por direito ou reinventar a cidade?
A cidade pulsa em vida e resistência mas acaba moendo como uma grande forrageira os corpos e as vidas. Após alguns anos em Fortaleza, toma conta do meu corpo uma estranha sensação de retorno a minha cidade natal, de retornar ao “interior”, de ter percebido que na capital tive grandes encontros, mas também me perdi. E tudo é caminho e vida. As amigas do coletivo chá das cinco, também de Icó, estavam passando por Fortaleza e resolvi convidá-las para fincar a bandeira e compartilhar desta energia.
A bandeira foi fincada nos esgotos do bairro jacarecanga, ignorando e ironizando as belas paisagens de Fortaleza.
bottom of page