MIZU - 2022
video perfomance
Ainda durante a pandemia realizo MIZU, água em japônes. Um filme de montagem, que é a junção de todo um material que criei durante anos visitando o açude de Orós, e o açude de Quixadá, ambos no Ceará.
O açude de Quixadá é o primeiro açude do Ceará, já o açude de orós é inaugurado em 1960 durante o governo de JK e tem um tom modernista próprio da época em que foi criado. Antes da inauguração o açude tem a barreira destruída pela força da água. Esse acontecimento é relatado diversas vezes por meu pai e minha mãe durante as diversas visitas que fazíamos ao açude de Orós e serve de motivação a criação do filme. Cruzo esse acontecimento histórico com imagens da minha família e imagens da construção de outro açude, o açude castanhão, construído em cima de uma cidade no interior do Ceará.
Na costura das imagens, proponho uma narrativa entrelaçada de minhas memórias com a construção dos açudes no Ceará, e a importância dos mesmos para o desenvolvimento do estado e da sobrevivência de minha família.
fotografia e montagem
trojany
com participação de
Linga Acácio
Ellicia Maria
Roni Nogueira
Arara
fotografia
Raul Plassmann
Garu
som
Mateus fazeno rock