
Trojany, Trojan, malware, ataca o computador de forma silenciosa e estratégica, sistemática instala-se junto com um software e causa diversas complicações ao sistema operacional do computador.
I am vírus são dois vídeos feitos durante a pandemia e as reflexões em volta das noções de imunidade naquele momento. Possuem o mesmo conteúdo, mas que de trás pra frente apresentam outros sentidos narrativos. O uso dos balões é uma referência a prática fetichista “looner” que são de pessoas que possuem desejos por envolver suas práticas sexuais com balões. Outro ponto nesse universo é como o ar torna-se uma tensão durante a pandemia.
Ao colocar o vídeo de trás para frente surge a questão: estaria a personagem ingerindo ar de um balão perigoso ou expelindo ar para um balão e tornado-se o perigo biológico ?
É um trabalho que marca o momento que aceito o meu processo de transição de gênero e mudo meu nome para TROJANY. Cavalo de tróia, destrói a imunidade da cidade-sistema, revoga e confronta de forma brutal os direitos e privilégios de uma cidade imune, protegida, por dentro apodrece.
Trojany é um rito ou sinal difuso da desistência de tentar entrar pela porta da frente, pois não seria necessário ter uma porta, ou a frente, ou dentro. Confrontar a imunidade de um sistema artístico, cisgênero, de um projeto de humanidade e de imunidade racista.