REDENCAO 2083 com JOVEM ESÚ - 2023
filme, realidade aumentada
Em 2023 em parceria com o artista cearense Jovem Esú, realizo o trabalho Redenção 2083, projeto incentivado pelo projeto OCUPA MIS do Museu da Imagem e do Som no Ceará. Will ( jovem esú) é de Canindé, mas vive a alguns anos em Redenção, onde estuda na UNILAB.
Redenção localiza-se cerca de 55 km de distância de Fortaleza. Faz parte do Polo Serra de Guaramiranga. O município recebe esse nome por ter sido a primeira cidade brasileira a libertar todos os seus escravos.
Dentro desse marco histórico, a cidade recebe durante diversos anos, vários monumentos e homenagens reverenciado esse momento abolicionista. Surge a personagem de Munu Wancama, um agente de memórias que caminha entre dimensões do espaço-tempo, carregando três cabaças em sua cintura e o desejo de reconfigurar histórias mal contadas sobre seus ancestrais.
Munu chega até Redenção em 2083, onde busca refundar imaginários escravistas alicerçados em patrimônios da dor.
Nosso personagem viajante é interpretado por Bruno Langa, aluno de Moçambique que estuda Agronomia na UNILAB.Ao usar de suas tecnologias encantadas, cabaças em upload, outra narrativa patrimonial emerge na paisagem da pequena cidade histórica cearense.
Escolhemos três monumentos históricos da cidade para conturba-los. O primeiro é a imagem de negra nua na entrada da cidade. O segundo é o obelisco que homenageia brancos abolicionistas. O terceiro é a estátua do negro vicente, considerado último escravizado vendido na cidade. O filme portanto, propõe uma releitura dos patrimônios simbólicos da cidade de Redenção-CE, que em seu viés de construção social parece glorificar a luta e resistência dos escravizados na região, mas que na verdade a memória dessas ações-homenagens revelam resistências silenciadas e soterradas.
REDENÇÃO 2083, nos faz questionar os símbolos patrimoniais que glorificam a dor negra, é sobretudo, uma proposta de imaginar outra cidade possível através destes símbolos em disputa.
acesse filtro em:
performance
BRUNO LANGA
ANA EUGÊNIA
direção
will ( jovem esú)
luan rodrigues
levy freitas
modelagem 3D
trojany
ass técnica
heron verísimo
fotografia
trojany
will ( jovem esú)
som
emiciomar